Sempre que vamos preparar um jantar de negócios ou para amigos, surge a famosa pergunta: qual vinho servir com essa comida? Vinho branco vai bem com peixe, e carne vermelha vai com vinho tinto? Nem tanto! É preciso fazer uma análise do prato e do vinho para buscar seus elementos principais.

Não há muito mistério na hora de harmonizar vinho e comida, mas pequenos cuidados devem ser adotados, como por exemplo, analisar o peso e a textura tanto do vinho a quanto da comida. A regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. Já os pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos com taninos mais potentes e acidez alta.

Para ajudá-lo a valorizar e servir o vinho com a comida adequada, separei alguns pratos e suas harmonizações:

134  156x194 salada2 Dicas para harmonizar vinho e comidaVinhos que harmonizam com Saladas
Se houver limão ou aceto balsâmico, melhor para os vinhos brancos bem frescos e acídulos, como Sauvignon da Nova Zelândia, Loire e Bordeaux. Espumantes bem jovens, frescos e leves podem surpreender.

.

132  156x194 fruit Dicas para harmonizar vinho e comidaPara harmonizar vinhos e Frutas Frescas
A textura e o sabor doce e ácido das frutas frescas são perfeitas com Moscatel espumante ou Moscato d’Asti. Evite outros tipos de vinhos doces que possuam mais de 12 graus de álcool.

.

136  156x194 carbonara i Dicas para harmonizar vinho e comidaVinho para Espaguete à Carbonara
Prato potente, com ovos, embutidos e especiarias. Melhor com vinho de sabor médio, de taninos moderados e boa acidez, com estágio em madeira, como os italianos da Toscana ou os Côtes du Rhône.

.

138  156x194 roasted tomato sauce Dicas para harmonizar vinho e comidaHarmonização de vinhos com Molho de Tomate
Geralmente ácido, reduzido, com notas vegetais de temperos e ervas frescas, os vinhos precisam ser igualmente ácidos, como o Chianti,BardolinoValpolicellaRosso di Montalcino e Barbera.

.

.

137  156x194 salmao Dicas para harmonizar vinho e comidaVinhos ideais para Salmão, atum e peixes gordos de água doce
Peixe com alto teor de gordura boa e sabor marcante é ideal para tintos e brancos, desde que os tintos sejam leves e os brancos encorpados, como o Chardonnay, Pinot Noir, Valpolicella e o Beaujolais.

.

133  156x194 pizza Dicas para harmonizar vinho e comidaVinhos para harmonizar com Pizza
De queijo: boa com vinhos tintos leves e de médio corpo e brancos potentes. Portuguesa e de vegetais em geral: ideal com tintos leves ou brancos de médio corpo. Atum e de demais que levam peixes e frutos do mar: melhor o sabor que provém dos brancos leves e rosados. Calabresa e embutidos com requeijão: bons para os vinhos tintos.

 

Fonte: http://www.sommelierwine.com.br/dicas-para-harmonizar-vinho-e-comida.html