É sempre bom saber como secomportar numa refeição, para não ficar sem graça, nem desconfortável diante de uma ocasião especial. Para te ajudar a evitar inseguranças, trouxemos diversas dicas para você:

– Os pães devem ser partidos com as mãos. Não use faca, nem mergulhe esse alimento em molhos, café, ou qualquer outro líquido.

– Quando for servida sopa e houver necessidade de cortar um pedaço decarne ou frango que está dentro, use o garfo na mão esquerda para ajudar a colher.

– Colocar a mão na frente da bocaenquanto palita os dentes à mesa é o ápice da deselegância. Os dentes só devem ser higienizados nobanheiro.

– Em relação aos cumprimentos, as mulheres nunca se levantam damesa para cumprimentar, somente os homens.

– Quando terminar sua refeição, não empurre o prato, nem o retire da mesa. O garçom fará isso por você.

– Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com oguardanapo, para não deixar marcas de batom e gordura nas bordas das taças e copos. Depois de beber, enxugue os lábios.

– Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente em que outras pessoas irão se servir.

– Se experimentar algum alimento, não gostar do sabor e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois, esconda-o, colocando outro por cima, e não faça comentários.

– Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

Se precisar de algo que esteja sobre a mesa, mas um pouco longe, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

Fonte: Piquiras.