Minipizza doce

Ingredientes:

.150 g de chocolate meio amargo
.1/2 lata de creme de leite
.3 colheres (sopa) de Nutella®
.6 discos de minipizza comprados prontos
.18 morangos cortados em quatro
.bolinhas de chocolate ao leite e branco a gosto para decorar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente o creme de leite, a Nutella® e misture bem. Asse as minipizzas até dourarem.  Deixe amornar. Espalhe o creme de chocolate e Nutella® sobre os discos de minipizza e distribua os morangos por cima. Decore com as bolinhas de chocolate. Sirva em seguida.

Pizza enrolada

Ingredientes

Massa
· 1 tablete de fermento biológico
(15 g)
· 1/2 xícara (chá) de leite morno
· 1 ovo
· 2 colheres (sopa) de margarina
· 2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
· Sal a gosto
. 1 gema para pincelar a massa antes de assar

Recheio
· 200 g de ricota
· 100 g de mussarela
· 100 g de presunto
· 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
· Sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Massa
Em um recipiente, dissolva o fermento no leite morno. Misture o ovo, a margarina, o sal e aos poucos coloque a farinha. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Deixe descansar até dobrar de volume.

Recheio
No processador, passe rapidamente a ricota, a mussarela e o presunto. Misture a azeitona, o sal e o orégano. Abra a massa em uma superfície enfarinhada em forma de retângulo. Recheie e enrole como um rocambole. Coloque em uma assadeira e deixe descansar por mais 20 minutos. Pincele a gema e leve para assar no forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até dourar.

Dica: Coloque uma colher de sopa de água na gema batida para pincelar massas. O dourado ficará mais fácil de pincelar o dourado ficará mais uniforme.

Pizza de Panela de Pressão

Ingredientes

Massa
· 1/2 kg de farinha de trigo
· 1 fermento fresco para pão
· 1 pitada de açúcar
· 1 copo (americano) de água
· 1 ovo
· 3 colheres (sopa) de óleo
· 1 colher (café) de sal
· Azeite a gosto

Modo de preparo

Ponha a farinha em uma tigela, faça um buraco no meio e ponha o fermento, o açúcar, metade da água, o ovo, o óleo e o sal. Misture e junte mais água, se necessário, até a massa dar ponto para abrir. Divida a massa em 6 partes e deixe-as crescer por 1 hora.

Abra a massa em discos bem finos. Regue com um fio de azeite o fundo da panela de pressão e disponha a pizza. Pincele com o molho, espalhe a mussarela, o tomate e a azeitona e polvilhe com o orégano. Tampe a panela e cozinhe por 7 minutos. Desligue o fogo e espere acabar a pressão. Sirva em seguida, regada com um fio de azeite.

Dica: Incremente o recheio e use aliche e tomate seco.

Minipizza com Massa de Arroz

Ingredientes

Massa:
. 1 xícara (chá) de arroz cozido
. 4 claras
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de óleo
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de fermento em pó
. Óleo para untar.

Recheio:
. 2 xícaras (chá) de mussarela ralada
. 2 tomates sem sementes cortados em cubos
. Sal a gosto
. Orégano a gosto
. Azeite a gosto

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200ºC. No liquidificador, bata o arroz, as claras, o leite, o óleo, a farinha e o fermento até ficar uma mistura homogênea. Com um pouco de óleo, unte uma frigideira pequena e aqueça bem. Despeje uma porção de massa formando um círculo. No fogo baixo, deixe dourar dos dois lados. Repita a operação até acabar a massa. Sobre cada disco coloque uma porção de mussarela, uma de tomate e tempere com sal, orégano e azeite. Coloque as minipizzas em uma assadeira e leve ao forno até a mussarela se derreter. Sirva em seguida.


Pizza Frita de Salsicha

Ingredientes

Massa:
. 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1/2 tablete de fermento biológico
. 1 colher (chá) de açúcar
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 250 ml de água
. Sal a gosto
. Óleo para fritar

Recheio:
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 cebola picada
. 6 tomates sem pele e sementes picados
. Sal e pimenta a gosto
. 6 salsichas cortadas em rodelas
. 200g de mussarela ralada grossa
. 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. Folhas de manjericão a gosto
. 2 alhos cortados em lascas

Modo de Preparo

Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar. Junte a farinha de trigo, o azeite, a água e o sal. Trabalhe a massa até soltar das mãos e ficar lisa. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Divida a massa em 16 bolas e deixe descansar por mais 30 minutos. Reserve.

RECHEIO: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e junte o tomate. Tempere com o sal, a pimenta e deixe cozinhar até começar desmanchar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Com um rolo abra as massas em círculos e frite-os em óleo bem quente até dourar dos dois lados. Coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. No óleo quente frite as lascas de alho.

Sobre cada pizza, distribua uma porção de molho, as rodelas de salsicha, a mussarela, as folhas de manjericão, as lascas de alho e o parmesão, e regue com um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido até derreter a mussarela. Sirva em seguida.

Dicas: As pizzas fritas podem ser guardadas em uma lata bem fechada durante 3 dias. Na hora de servir, coloque o recheio e leve ao forno.

Pizza com Massa de Polenta

Ingredientes

. 3 xícaras (chá) de água
. 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
. 1 pitada de sal
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 cebola fatiada
. 1 xícara (chá) de molho de tomate
. 1/4 xícara (chá)de azeitonas pretas fatiadas
. 100 g de lingüiças defumadas em fatias finas
. 100 g de mussarela ralada no ralo grosso

Modo de preparo

Ferva metade da água. Enquanto isso misture em uma tigela o restante com a farinha de milho e o sal. Despeje essa mistura na panela com a água fervente, mexendo sem parar. Cozinhe até engrossar. Despeje em uma fôrma de pizza untada e faça uma camada uniforme. Na beirada, faça uma borda fina. Asse em forno médio preaquecido por 15 minutos. Aqueça o azeite, junte a cebola e refogue. Espalhe o molho sobre a massa de polenta e distribua o refogado de cebola, a lingüiça e as azeitonas. Polvilhe a pizza com a mussarela e asse em forno médio preaquecido por cerca de 15 minutos.