Para ninguém nos acusar de falar só de vinho ou de cerveja, destacaremos hoje essa bebida apreciada por muitos. Conta a lenda asteca que um dia um raio atingiu um pé de agave, planta de folhas longas e duras, e queimou-lhe o centro, produzindo uma seiva leitosa e doce. A partir daquela seiva foi produzida uma bebida fermentada e de baixo teor alcoólico, o pulque, tido como um presente dos deuses entre os mexicanos. Até hoje consumido em cerimônias religiosas, o pulqueé considerado o avô da tequila.

Com a chegada dos espanhóis à região, no século XVI, ficou conhecido ali o processo de destilação, ao qual foi submetido o pulque, transformando-se no mezcal. A tequila é o mezcal produzido apenas com a espécie azul do agave (agave tequilana weber) num raio de até 160km da cidade de Guadalajara, e destilado duas vezes. O nome se deve à cidade onde no passado habitavam os índios conhecidos como tequilis. Na verdade, todos os tipos de tequila são mezcal, mas somente o mezcal produzido nas regiões demarcadas pelo governo no estado de Jalisco e com o agave azul podem ser chamados de tequila.

Aprenda a ler o rótulo e escolher a melhor bebida:

Como outros destilados, a tequila tem sutilezas que podem passar despercebidas para bebedores afoitos. Para se certificar da qualidade do produto, procure no rótulo a sigla NOM (Normas Oficiais Mexicanas), seguida de um número. Eles indicam que a destilaria segue as determinações do governo. As melhores tequilas são 100% destiladas da seiva do agave azul, o que é indicado no rótulo. O Governo admite que até 49% de outros açúcares sejam acrescidos à seiva do gave, mas em termos de sabor é um diferencial importante. Algumas marcas trazem também um número de DOT (Determinação de Origem da Tequila). As principais tequilas são dos tipos blanco (recém-produzida), joven abocado (jovem, com coloração âmbar), reposado (envelhecida em barris de carvalho) e añejo (que descansa por um ano ou mais em barris de carvalho).

Aprenda a preparar:

Margarita

Ingredientes:

– 1 dose(s) de curaçao blue
– 1 dose(s) de tequila
– quanto baste de sal
– 1 unidade(s) de limão
– quanto baste de gelo picado(s)

Modo de Preparo:

Em uma coqueteleira, coloque a tequila, o Curaçao, o gelo picado e misture muito bem (pode-se utilizar um Mix ou Liquidificador). Corte o limão e esprema-o em um pires. Pege um copo de boca larga e molhe a boca do mesmo no suco de limão e em seguida passe a boca do copo no sal. (Fica aquela bordinha branquinha de sal que realça o sabor da bebida). Após o preparo do copo sirva a bebida.

Tequila Sunrise

Ingredientes:

– 1 dose(s) de tequila ouro
– 3 dose(s) de suco de laranja
– quanto baste de xarope de groselha para decorar

Modo de Preparo:

Despeje num copo alto a dose de tequila e o suco de laranja. Misture bem e coloque o xarope de groselha a gosto.