Olá amigos!

Você pensa que “tomar uma gelada” é simples? Como o vinho, a cerveja merece cuidados quanto à guarda e ao serviço. Abaixo algumas dicas. 
Os dez mandamentos da cerveja

1 – As cervejas do tipo pilsen saem prontas da cervejaria. Portanto, não precisam de envelhecimento. Quanto mais cedo consumí-las melhor. Essas cervejas duram em média 90 dias.

2 – Toda cerveja deve ser guardada em pé, em lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.

3 – Depois de gelada a cerveja deve ser consumida. Nunca descongelar e voltar à geladeira.

4 – A cerveja deve resfriar na geladeira sem pressa. Não a coloque no freezer, pois a violência do congelamento prejudica a bebida.

5 – A temperatura ideal para beber as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. As temperaturas muito baixas prejudicam a formação de espuma e amortece as papilas degustativas.

6 – Copos e canecas de cristal são os ideais, pois mantém melhor a espuma e a temperatura.

7 – Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e liberando o gás carbônico, o que deixa o líquido choco.

8 – Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico.

9 – A espuma revela a persistência e o bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até uns 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.

10 – Uma boa cerveja faz bem à saúde. É rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos. Mas lembre-se, beba sempre com moderação.