Penne Rigate Don Antônio – O nome do prato é em homenagem ao amigo de confraria Antônio França

Amigos da boa mesa:

Hoje dividiremos com vocês nossa experiência com esta massa de fácil preparo e que serve tanto para um pequeno jantar, quanto para um almoço descontraído aos domingos com os amigos. Vamos aos ingredientes:

1 pct de 500g de Penne Rigate Barilla ou similares estrangeiros

1 pote de molho pesto La Pastina

1 caixa de 200g de polpa de tomate

1 lata de atum sólido conservado em água

1 pct de ervilha congelada perdigão ou similar

5 cenouras cortadas em pequenos cubos

5 tomates maduros cortados em cubos

1 cebola média ralada

Óleo de oliva

2 dentes de alho

sal

folhas de manjericão

Modo de Preparo:

Colocar em uma panela óleo de oliva (nunca azeite extra virgem), a cebola ralada e os dentes de alho amassados com sal. Dourar a cebola e acrescentar a polpa de tomate. Corrigir a acidez e o sal. Colocar as folhas de manjericão, desligar o fogo e reservar. Em uma panela grande (4 litros ou mais) cozer a massa, somente acrescentando o sal após a fervura da água (não coloque óleo pois isto impedirá que o molho envolva a massa). Retirar a massa estando a mesma al dente (normalmente em 11 minutos).

Em uma frigideira de pelo menos 30 cm de diâmetro (o ideal seria uma paellera), colocar um pouco de azeite de oliva, cebola, a cenoura e o tomate cortados em cubos, três colheres de pesto e quatro ou cinco conchas de sopa do molho de tomate previamente reservado. Colocar o atum e a massa. Mistuar com cuidado e acrescentar a ervilha congelada. Acertar a quantidade de molho vermelho, ajustar o sal e deixar ferver rapidamente. Montar em pratos individuais e polvilhar o queijo parmesão ralado. Decorar com folhas de manjericão.

Serve de 4 a 5 pessoas

Acompanhamento: Vinho Calla Alta Bonarda/Syrah – safra 2005

Saudações Buenavistianas!